Maneki neko, o gato da sorte

O maneki neko é um dos mais famosos símbolos da sorte na cultura japonesa. Ele é encontrado freqüentemente nas janelas de estabelecimentos comerciais, pois quando a sua pata direita está levantada, o gato atrai dinheiro e quando é a esquerda, atrai clientes.
O gesto do gato para chamar alguém é um costume bastante particular dos japoneses, onde levanta-se a mão e com palma virada para frente, dobra-se somente os dedos.
Diversas histórias falam sobre a origem do maneki neko. A versão mais popular é datada do século XVII e conta que um monge do templo Goutokuji tinha uma gata chamada Tama.
Desde de seu surgimento como lenda até os dias de hoje o maneki neko mudou bastante e atualmente ele é fabricado com algumas particularidades, como a moeda dourada chamada Koban, que foi usada no período Edo, quando valia 10 milhões de ryô; o colar vermelho com sininho que era usado por mulheres muito ricas do período Edo para enfeitar seus gatos e até um avental, provavelmente relacionado com o Jizo Bodhisattva, protetor das crianças mortas e das gestantes.
Além disso, cada cor com a qual é feito traz um diferente significado.
Leia mais em
http://www.nipocultura.com.br/?p=444

Comentários

  1. gostei de saber do gato da sorte.Queria saber mais coisas sobre ele pesquizei e achei este blog.Adorei me ajudou muito!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário